Lúcio Flávio Pinto ao leitor: “Minha crença é na revolução pelo conhecimento”

A pergunta de hoje ao jornalista Lúcio Flávio Pinto vem do internauta Wendell Magalhães.

Wendell Magalhães – É certo que a sua principal batalha em favor de nossa região, estado e cidade é feita através da informação, do esclarecimento. É feita buscando mostrar a verdade nua e crua dos fatos, como todo bom jornalismo, como o teu, é feito. Porém, gostaria de saber se acreditas que essa luta contra todos os problemas que afligem e ameaçam nossa região amazônica pode ser travada com outros meios e ir além disso. Ou seja, quero que me digas se tens convicção de que os problemas da Amazônia, de servir sobretudo como mero espaço de saque desde o início da colonização, podem ser resolvidos no campo democrático e na defesa pela democracia já conquistada até aqui, ou se acreditas que podemos e devemos ir além dela.

Lúcio Flávio Pinto – A defesa não pode ser feita apenas através da palavra escrita. Tenho me empenhado também com o discurso. Faço palestras desde 1969. Já perdi a conta de quantas fiz. Uns 20 anos atrás me aproximava de 500. Os auditórios eram menores do que o público que alcanço com meus escritos. Mas a palavra oral tem uma força raramente alcançada pelos textos porque é acompanhada de olhares, gestos, eloquências e silêncios, no corpo a corpo, no olho no olho. Mobiliza muito mais.

Ainda assim, sei que falta algo mais: a ação política. Não cheguei até ela por foro íntimo. Minha política é o que tenho feito, da página impressa ao auditório. Outros podem fazer mais indo à política mais partidária. Minha crença é na revolução pelo conhecimento, a consciência e a assunção de um papel próprio por cada cidadão. Não tenho mais tempo útil para a revolução por ação armada ou qualquer forma de rompimento brusco, radical e violento. Nem confiança nessa via. Sou um homem de convicções formadas pela leitura de autores que me instruíram a agir de forma mais decidida, profunda e democrática, como Gramsci, à sombra de Marx.

Deixe um comentário

Arquivado em O que Lúcio nos diz

Manifeste solidariedade

