Silêncio diário

Por Lúcio Flávio Pinto

No último dia 15 o Ministério Público Federal no Pará divulgou nota à imprensa. Anunciou a denúncia penal que propôs, perante a 4ª vara da justiça federal, contra Romulo Maiorana Júnior, principal executivo do grupo Liberal. O empresário foi apontado como responsável pelos crimes de sonegação de imposto e evasão de divisas na importação fraudulenta de um jatinho executivo para sua empresa de táxi-aéreo, a ORM Air. A Receita Federal, que constatou os delitos, solicitou o perdimento do aparelho, no valor de 16,4 milhões de dólares (33 milhões de reais).

A matéria, produzida pela assessoria de comunicação social do MPF, passou a circular pela internet, sendo reproduzida em sites e blogs, inclusive no Diário do Pará on-line. Surpreendentemente, porém, no dia seguinte a edição impressa do jornal de Jader Barbalho nada – absolutamente nada – publicou a respeito. Surpresa e curiosidade se espalharam pelo Estado inteiro. Afinal, além da importância intrínseca da notícia, há a rivalidade mortal entre os Barbalho e os Maiorana, desde a política até os negócios.

Passados três dias, o silêncio sepulcral se mantém no jornal dos Barbalho, para espanto geral. Segundo uma fonte, a orientação foi dada por ordem direta do senador do PMDB: o tema será tratado apenas na próxima edição dominical.

Pelo critério jornalístico, um despautério, como diria a vovó Zulmira, personagem do humorista Stanislaw Ponte Preta. Não se esfria notícia quente como essa, de grande interesse público. A decisão talvez se fundamente num peripatético critério de marketing, já que a edição dominical vende muito mais do que o jornal dos dias da semana. Ou numa insondável estratégia política.

Quem sabe, talvez, indo mais fundo na especulação, em modos e costumes da ormetà, a regra do silêncio interessado que tem suas origens na Sicília?

Nota enviada ao blog pelo próprio autor em 19 de abril de 2013.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em O que Lúcio nos diz

Manifeste solidariedade

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s