Há 25 anos…

Lúcio Flávio em caricatura de Luiz Pinto

“Tive que aprender correndo atrás dos fatos, que despistavam o acompanhamento na tentativa de fuga. A ação dos homens que de fato mandavam nos impunha um destino manifesto, o mesmo imposto a outros povos: ser a nova colônia de matérias primas e de bens eletrointensivos. De lá para cá, minha luta em sido contra esse roteiro escrito em estrelas de néon. Não ganhei, mas lutei. Em alguns momentos me foi permitido travar o bom combate. Em outros foi pura ignomínia.”

Lúcio Flávio Pinto

Dossiê Jornal Pessoal nº 4

***

O jornalista paraense Lúcio Flávio Pinto iniciou em 2012 uma série de dossiês com marca do Jornal Pessoal, que chega à quarta edição com o título “Uma voz amazônica há 25 anos”. Trata-se, claro, de um número dedicado aos 25 anos de criação do JP, publicação editada por ele – o único redator – e por seu irmão, o artista gráfico Luiz Pinto, que também assina as charges que ilustram a publicação.

É um documento que, em 72 páginas, traz uma compilação de artigos e notas publicados no JP ao longo do tempo, matérias sobre ele escritas por profissionais de outros órgãos de imprensa, incluindo entrevistas concedidas a colegas brasileiros e estrangeiros. Assim, Lúcio Flávio dá ao leitor a oportunidade de conhecer uma experiência singular de um jornalista em sua luta pela defesa do direito à informação em uma região onde ainda subsiste o coronelismo de asfalto. O jornalista parte do particular, a efeméride, e vai ao global de uma história da imprensa na Amazônia brasileira.

O JP foi criado sob inspiração do I. F. Stone’s Weekly, idealizado pelo jornalista investigativo norte-americano Isidor Feinstein Stone na década de 1950. Com esse periódico, Stone combateu o macarthismo e, depois, a Guerra do Vietnã, tornando-se uma voz incômoda e influente sobre a opinião pública. Lúcio Flávio narra, ao longo do dossiê, que começou a ler os textos de Stone antes mesmo de se tornar jornalista e que, em sua atividade profissional, criou diversos periódicos, como o semanário Bandeira 3, mas foi com o Jornal Pessoal, em 1987, que aquela referência se tornou explícita.

O leitor vai acompanhar, no dossiê, que as várias comemorações feitas em torno do aniversário do JP trouxeram o espanto do próprio jornalista diante da resistência de sua publicação: aos 17, aos 18, aos 19, aos 25 anos. E assinalou em 2006: “Com esta edição, o Jornal Pessoal completa 19 anos de vida. O número não é redondo, mas a data tem um significado especial: este jornal se tornou mais velho do que a publicação na qual se inspirou, de longe o melhor jornal verdadeiramente alternativo que já circulou. O I. F. Stone’s Weekly começou em 1953, em plena guerra fria e de macarthismo, e terminou em dezembro de 1971, sob o governo Nixon, sobrevivente da época anterior”.

Lúcio Flávio, a partir de sua experiência de 46 anos como jornalista, faz uma panorâmica sobre a imprensa brasileira e seus personagens; analisa o tema da necessidade ou não de diploma para o exercício da profissão de jornalista; aborda o jornalismo no Pará, entre outros temas. E dá ao leitor, ainda, motivos para o riso, como os erros nos jornais, selecionando algumas erratas impagáveis da Folha de São Paulo.

E a última palavra não é a de Lúcio Flávio, mas do Luiz Pinto. Trocando a imagem pela palavra, o editor de arte narra, de forma bastante humorada no texto “Dois de nós”, como funciona o trabalho ao lado de seu irmão. Mas aí é preciso ler para entender por onde passa essa história.

O dossiê nº 4 já está nas bancas a R$ 12.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em O que Lúcio nos diz

Uma resposta para “Há 25 anos…

  1. Sônia Blanco

    Lúcio a sua luta contínua em defesa da Amazônia e da verdade nos enche de orgulho e honra de sermos brasileiros.Um grande abraço.

Manifeste solidariedade

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s