O dossiê comemorativo do Jornal Pessoal: 25 anos

Nesta sexta, 24, estará nas bancas o dossiê de número 4 em homenagem aos 25 anos do Jornal Pessoal. Com 72 páginas e ao preço de R$ 12, o dossiê repassa a história da criação do jornal e da luta de seu editor, o jornalista paraense Lúcio Flávio Pinto.

Ao lado de Luiz Pinto, seu irmão e editor de arte, Lúcio Flávio leva ao leitor temas relacionados à Amazônia, sobretudo ao Pará, que estão à margem da cobertura da imprensa. O jornalista os aborda de forma crítica e independente, pagando um preço alto por isso: nesses 25 anos, tem sido alvo de mais de 30 ações judiciais e agressões verbais e físicas por parte de seus contendores. Por outro lado, tem sido premiado internacionalmente por instituições que reconhecem nele um defensor intransigente do direito à informação. Em 23 de outubro, por exemplo, Lúcio receberá uma das mais importantes láureas do jornalismo brasileiro: o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Leia mais a respeito aqui.

Veja aqui a abertura do dossiê especial:

JORNAL PESSOAL

Uma voz amazônica há 25 anos

Este dossiê comemora os 25 anos da difícil – mas proveitosa – existência do Jornal Pessoal. É dedicado primeiro aos seus leitores, sem os quais esta já longa jornada não chegaria até aqui, mais de 500 edições depois (520, a rigor). Também homenageia os que participam mais diretamente da feitura da publicação: meu irmão, o Luiz, que o ilustra e edita; o pessoal todo da gráfica Smith, que não apenas finaliza um produto, participando com mais empenho do que exigiria o serviço; à equipe da distribuidora Albano, fundamental para que o JP circule por toda Belém; ao Renato, o entregador de rua mais decidido do mercado; ao pessoal do Correio, embora haja muito descaminho no percurso; e àqueles que formam um circuito de boas intenções e solidariedade, vital nos muitos momentos críticos pelas quais o JP passou. A todos, sobretudo aos parceiros anônimos desta luta pela divulgação da verdade, e às pessoas queridas e da minha maior intimidade, que partilham comigo angústias e sofrimentos, não me permitindo desistir e me impondo resistir, e também à minha prima, Denise Martins, que segura as pontas nas barras forenses, meu muito obrigado. Sem vocês, o que seria de mim?

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em O que Lúcio nos diz

2 Respostas para “O dossiê comemorativo do Jornal Pessoal: 25 anos

  1. Caro Edney,
    Tente a Banca do Alvino, na Praça da República, e a revistaria Newstime (Pátio Belém e Estação das Docas), ou faça contato com o próprio Lúcio Flávio Pinto: jornal@amazon.com.br
    Gratos por sua participação
    Moderação do Blog Somos Todos Lúcio Flávio Pinto

  2. Edney Silva Paiva

    Estive fora de Belém e perdi os dociês anteriores já procurei em algumas bancas e não os consegui. Há alguma possibilidade de possuí-los?

Manifeste solidariedade

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s