Lúcio Flávio Pinto e Alberto Dines ganham o Prêmio Vladimir Herzog 2012

Lúcio Flávio Pinto em foto de Miguel Chikaoka.

A comissão do Prêmio Vladimir Herzog Especial 2012 acaba de conceder a honraria aos jornalistas Alberto Dines, editor do Observatório da Imprensa, e Lúcio Flávio Pinto, editor do Jornal Pessoal. Segundo a curadora desta 34ª edição, Ana Luisa Zaniboni Gomes, em carta enviada a Lúcio Flávio em 28 de maio, o nome dele foi indicado por unanimidade e em caráter excepcional, pois o prêmio normalmente é atribuído a um profissional da imprensa que se destaque na luta pelos direitos humanos e pela cidadania.

Alberto Dines, que acaba de completar 80 anos de idade e 60 de profissão, é um dos mais atuantes e importantes profissionais da imprensa do país. À frente do OI, ele faz a crítica permanente da atuação da mídia no Brasil e abre espaço à fala de profissionais, como o próprio Lúcio Flávio, no programa televisivo OI na TV. Desde o ano passado, Dines tem dispensado atenção especial à luta de Lúcio Flávio diante da censura que lhe é imposta pela justiça do Pará.

A propósito, este ano, em agosto, o Jornal Pessoal completa 25 anos de criação.

A cerimônia de entrega da láurea será em 28 de outubro, no Teatro da PUC-SP, o TUCA.

Para saber mais sobre o Prêmio Vladimir Herzog, clique aqui.

Segue o conteúdo da carta enviada pela comissão organizadora da premiação ao jornalista paraense:

São Paulo, 28 de maio de 2012

Prezado jornalista

Lúcio Flávio Pinto

É com grande alegria que levamos a seu conhecimento a notícia de que seu nome foi escolhido para receber o “Prêmio Vladimir Herzog Especial 2012”. Este ano, excepcionalmente, haverá dois premiados nessa categoria. Ao seu lado, será laureado o jornalista Alberto Dines, que sabemos admirador de seu trabalho.

A escolha de seu nome foi unânime entre os componentes da Comissão Organizadora do Prêmio Vladimir Herzog. Sua trajetória corajosa e trabalho exemplar à frente do Jornal Pessoal são motivo de orgulho para todos os jornalistas brasileiros.

As entidades representadas na Comissão Organizadora acompanham com preocupação as pressões que se opõem ao seu trabalho jornalístico. Causa consternação que, 24 anos depois de promulgada a Constituição Federal de 1988, esse tipo de cerceamento ainda medre no país.

Sabemos que seu trabalho à frente do Jornal Pessoal combate justamente esse Brasil atrasado e autoritário. É exemplar o seu esforço para manter uma publicação independente que contraria interesses hegemônicos.

É com a expectativa de seu aceite que, desde já, esperamos tê-lo conosco na cerimônia de premiação, no próximo dia 23 de outubro, terça-feira, às 19h30, no Teatro da Universidade Católica – TUCA (Rua Monte Alegre, 1024, São Paulo).

Obrigado, Lúcio Flávio Pinto, pelo exemplo e pela motivação que sua atuação transmite à nossa sociedade. Receba, por meio desta carta, o nosso reconhecimento, nosso apoio e nossa gratidão.

Subscrevemo-nos, honrados.

Atenciosamente

Ana Luisa Zaniboni Gomes

Curadora da 34ª edição, em nome da Comissão Organizadora

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo ‐ ABRAJI

Associação Brasileira de Imprensa – Representação em São Paulo – ABI/SP

Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil – UNIC Rio

Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo

Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP

Federação Nacional dos Jornalistas ‐ FENAJ

Fórum dos Ex‐Presos e Perseguidos Políticos do Estado de São Paulo

Instituto Vladimir Herzog

Ordem dos Advogados do Brasil ‐ Seção São Paulo – OAB/SP

Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

Anúncios

18 Comentários

Arquivado em Dizem por aí

18 Respostas para “Lúcio Flávio Pinto e Alberto Dines ganham o Prêmio Vladimir Herzog 2012

  1. ao grande ilustre jornalista; você merece LÚCIO, meus parabéns !!!!!!!!!

  2. Ana Maria Leão Queiroz

    Parabéns Lucio Flavio, você merece muito mais

  3. Maria Eliete Diniz

    Parabéns, Lúcio. Você merece muito. Um grande abraço.

  4. Isso sim que é noticia boa, parabens Lucio!

  5. Patrick Pardini

    Caro Lúcio, bravo pelo Prêmio, por essa conquista tão merecida, tão significativa e importante nesta hora! Esperamos que este reconhecimento se reflita agora no âmbito do CNJ e da sua Corregedoria. É o próximo passo.

  6. Parabéns Lúcio pelo prêmio, isso mostra que que o jornalismo que fazes te qualidade e acima de tudo tem compromisso com o povo da Amazônia! Grande Abraço!

  7. Luiz Mário de Melo e Silva

    Modéstia à parte, penso que ainda é pouco, pois Lúcio sozinho carrega a Amazônia nas costas (com a devida licença dos ribeirinos e povos da floresta). Atlas, da mitologia grega é pouco, haja vista que o caboclo mocorongo é de carne e osso diferente do outro. Ô Amazônia paid’egua! A Natureza é sábia quando aponta seus e suas filhos(as).Parabéns, prezado Lúcio!

  8. Maria de Fátima Nunes

    Meu abraço aqui de S.Luis do Maranhão.Mais do que merecido!!

  9. Edgar Chagas

    Parabéns Lúcio! e obrigado por nos mater informado sobre temas sempre renagados pela grande imprensa paga.

  10. Fernando

    Parabéns Lúciio Flávio Pinto!
    Tua luta por um Pará, por uma Amazônia livre desses seres energúmenos que tentam nos sufocar, além de fonte inspiradora é um guia didático que nos ensina a resistir sempre, a sugerir novos caminhos para um futuro de paz e prosperidade.
    Obrigado, Lúcio.

  11. Rubens LIma

    Meus Parabéns ! Você mais do que ninguém merece esse prêmio.

  12. Marly Silva

    Lúcio , querido
    Que excelente noticia para uma sexta-feira ensolarada como esta !
    ela tras mais luz ao nosso dia . A premiação no campo dos direitos humanos e da justiça tem um carater particular , excepcional .
    Fico muito feliz por você pelo Dines , pelos seus filhos , por sua familia e seus amigos .Todos , enfim , que estão ao seu lado nesta luta de muitas batalhas vividas e algumas vitórias alcançadas . E vamos em frente construindo nossa resitência contra o mantra que rege o poder judiciário : dano moral-erro formal !
    abraços
    Marly Silva

  13. A Moderação do Blog Todos com Lúcio Flávio Pinto parabeniza o jornalista pela justa premiação, que só confirma a competência e a importância do trabalho que ele realiza há mais de 40 anos na Amazônia, vinte e cinco dos quais à frente do Jornal Pessoal. O blog reitera o apoio à luta de Lúcio Flávio Pinto, esperando que a Justiça do Pará também reconheça seus méritos e, ao invés de condená-lo e censurá-lo como tem sido frequente, premie o jornalista com a garantia da liberdade de continuar defendendo a causa pública, a informação de interesse público. Parabéns, Lúcio!

  14. Paulo Fernandes

    Só mesmo quem é lúcido. E Lúcio… é lúcido. Parabéns, aquele que, ao lado dos meus pais, é meu espelho de moralidade.

  15. Eduardo Kalif

    Lúcio, tua luta é a nossa. És porta-voz de uma Amazônia dilacerada, que sucumbe por silêncio, ou melhor, pelo silêncio daqueles que não querem ouvir, ou temem por suas benesses econômicas.
    Tua voz ecoa mundo afora, e esse prêmio é uma honraria aos corajosos, e esses são poucos.Estamos agradecidos e orgulhosos.Mas as tuas(nossas) batalhas continuam. Precisamos levar a petição e os abaixo-assinados ao CNJ.

  16. José Carlos Gondim

    Parabéns, Lúcio! Pelo menos isso, né? Abração
    Zé Gondiim

  17. Socorro Veloso

    Que grande notícia nos 25 anos do Jornal Pessoal!! Parabéns, querido Lúcio!

Manifeste solidariedade

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s