Lúcio Flávio Pinto no simpósio sobre jornalismo científico no Goeldi

Lúcio Flávio Pinto participará do I Simpósio Regional de Jornalismo Científico na Amazônia, promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC), Museu Paraense Emílio Goeldi e Embrapa Amazônia Oriental. O jornalista vai proferir a palestra “Jornalismo e Ciência na Amazônia”, nesta sexta-feira, 23, às 14h, no Parque Zoobotânico do museu, em Belém. Entrada gratuita, mas é preciso fazer inscrição.

A seguir, reproduzimos o release do evento, que está na página oficial do Museu Paraense Emílio Goeldi.

Evento debate Jornalismo Científico na Amazônia

Simpósio regional discute a relação entre jornalismo, ciência, desenvolvimento e as experiências de divulgação científica na região.

Agência Museu Goeldi – No dia 23 de março (sexta-feira) será realizado o I Simpósio Regional de Jornalismo Científico na Amazônia, tendo como tema norteador Jornalismo, Ciência e Desenvolvimento na Amazônia, organizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Científico – ABJC, Museu Paraense Emílio Goeldi – MPEG e a Embrapa Amazônia Oriental. O evento contará com a participação de jornalistas e pesquisadores que conduzirão um debate sobre as principais contribuições e perspectivas da ciência e do jornalismo especializado para a Região Amazônica. A programação acontece de 8h30 às 18h no Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, localizado no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi (Av. Magalhães Barata, 376).

A mesa redonda inaugural, que terá como tema Ciência e Desenvolvimento Sustentável”, conta com a presença do Dr. Alex Fiúza de Melo, atual Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI/PA) e ex-Reitor da Universidade Federal do Pará – UFPA, da Drª Ima Vieira, pesquisadora do Museu Goeldi e coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia, do Dr. Cláudio José Reis de Carvalho, Diretor Geral da Embrapa Amazônia Oriental, da Drª Elisabeth Santos, Diretora do Instituto Evandro Chagas, e um representante do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – NAEA/ UFPA. Os participantes debaterão temas como política pública de ciência e tecnologia, diversidade biológica e social, produção rural, saúde, urbanismo e desenvolvimento sustentável na Amazônia. O debate será mediado pela Drª Mariluce Moura, jornalista, atual presidente da ABJC e diretora da revista Pesquisa FAPESP, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

A segunda parte do Simpósio inicia às 14h com a conferência “Jornalismo e Ciência na Amazônia”, do jornalista e sociólogo Lúcio Flávio Pinto. Lúcio Flávio, editor do Jornal Pessoal e autor de 12 livros sobre temas amazônicos, iniciou sua carreira há 46 anos cobrindo o Simpósio Científico Internacional Biota Amazônica, e desde então sempre lançou mão do conhecimento científico para investigar, entender e interpretar os fatos e assuntos amazônicos objetos de suas reportagens e crônicas jornalísticas. Seu trabalho é uma referência obrigatória para quem deseja conhecer, entender e estudar os processos sociais da Amazônia contemporânea. Foi repórter dos jornais A Província do Pará, Estado de São Paulo, O Liberal, revistas Veja e Isto É, entre outros veículos de circulação nacional, além de vencedor de prêmios nacionais e internacionais de jornalismo.

Após a conferência, acontece a mesa redonda “Jornalismo Científico na Amazônia”, na qual serão apresentadas experiências em jornalismo científico em diferentes veículos de comunicação: museus, impressos, rádio e vídeo.

Experiências em JC – A mesa redonda contará com a presença da Drª Jimena Felipe Beltrão, do Serviço de Comunicação Social do MPEG, que abordará o tema “Jornalismo Científico e Museus – a experiência pioneira do Museu Goeldi”; da Drª Luciana Miranda, professora da Faculdade de Comunicação da UFPa e coordenadora da Rádio Web da UFPA, que apresentará “As estratégias de Jornalismo Científico no rádio” ; do jornalista Felipe Melo, editor do jornal O Liberal, que apresentará “A experiência editorial da Revista Amazônia Viva”; e da Drª Maria Ataíde Malcher, professora da Facom/UFPa, coordenadora do Programa de Pós Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia e do projeto de extensão Academia Amazônia da UFPA, que abordará o “Jornalismo Científico em Vídeo – as contribuições do Programa Academia Amazônia”. Ainda nesta mesa redonda será apresentado uma experiência de divulgação em rede – a sessão Ciência em Ação publicada semanalmente no jornal Diário do Pará, que será apresentada por um jornalista representante do Protocolo das Instituições de Ensino Superior do Pará, que também inclui o Museu Goeldi e a Embrapa Amazônia Oriental. A mediação da mesa será feita pela jornalista do Museu Goeldi, Msc. Joice Bispo Santos, diretora da ABJC e coordenadora do Móvel – Laboratório de Comunicação do Museu Goeldi.

Inscrições – O evento é direcionado para profissionais, estudantes e professores de jornalismo e comunicação, como também pesquisadores das mais diversas disciplinas e que atuam na Amazônia. Os interessados em participar do Simpósio devem enviar um e-mail com o nome completo, identificando instituição, formação, e-mail, telefone e contato nas redes sociais para os e-mails pcaracciolo@museu-goeldi.br e jvasconcelos@museu-goeldi.braté o dia 21/03. E se forem estudantes, acrescentem curso/período do curso. As inscrições serão realizadas considerando a capacidade do auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, que comporta 120 lugares. Há possibilidade de credenciamento no dia do evento, caso haja disponibilidade de espaço. A entrada é franca e com direito a certificado de participação.

Serviço:

O I Simpósio de Jornalismo Científico na Amazônia ocorrerá no dia 23 de março, das 8h às 18h, no Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira (Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi, Av. Magalhães Barata, 376). A entrada é franca e com direito a certificados. Inscrições para os e-mailspcaracciolo@museu-goeldi.br e jvasconcelos@museu-goeldi.br, enviando nome completo, instituição, formação, curso, e-mail, telefone e contato nas redes sociais.

Veja o convite:

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Dizem por aí

3 Respostas para “Lúcio Flávio Pinto no simpósio sobre jornalismo científico no Goeldi

  1. Marly Silva

    Direito à informação !
    Oi , Lucio
    Como não houve transmissão para o público externo , gostaria de saber como foi o debate no Goeldi .Creio que todos que frequentam esse blog estão interessados .

    abraços
    Marly Silva

  2. Tenho muito orgulho de ser tua prima por afeição e afinidade Ima, ouvir o Lúcio Flávio falar é sempre uma aula de bom jornalismo, Só lamento a pouca divulgação do evento. Abraços e parabéns a todos os organizadores. Fatima Aragão.

  3. Marly Silva

    A inciativa do Goeldi não poderia ser mais oportuna .
    Parabens IMA , companheira combativa do Movimento em Defesa da Vida, contra as Barrgem de Tucurui -MDV .Infelizmente as eclusas chefgaram tarde demais ! Mas antes tarde do que nunca , não é mesmo ?
    Se posso dar um “peteco” na programação , sugiro que seja convidada para o evento a profa. Rosa Acevedo Marin da UNAMAz/NAEA , à frente do projeto de popularização da ciencia social ‘ CARTOGRAFIA SOCIAL DA AMAZONIA” .É bom ter este olhar dos movimentos sociais na sua manifestação pratica sobre o que se faz e o que se deixa de fazer em termos de politicas publicas na amazonia . Além disso , no NAEA , convidado , temos sem duvida pesquisadores a muito tempo dedicados a problemática como Ana Paula Bastos , Edna Castro , Francisco Costa , Marilia Emmi , Nirvia Ravena e tantos outros .
    É isso ai, vamos ao debate , ao esclarecimento e à ação !!!
    Marly Silva

Manifeste solidariedade

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s