Lúcio Flávio Pinto e a defesa do direito à informação

O documentário a seguir, Lúcio Flávio Pinto e  a defesa do direito à informação (corrigindo o título no doc), foi produzido em 2009 por um grupo de pessoas solidárias ao jornalista que o indicou ao 10º Prêmio USP de Direitos Humanos. O vídeo fez parte de uma série de ações ocorridas naquele ano, depois da condenação de Lúcio pelo então titular da 4ª Vara Cível de Belém do Pará, juiz Raimundo das Chagas Filho, de pagamento de R$ 30 mil aos irmãos Ronaldo e Romulo Maiorana Júnior.

Os empresários, donos das Organizações Romulo Maiorana (ORM), cujas emissoras de rádio e TV são afiliadas à Rede Globo, processaram Lúcio por ter assinado um artigo em que narrava a trajetória do fundador das ORM, o jornalista Romulo Maiorana, falecido em 1985, com quem Lúcio trabalhou por vários anos. Informava o artigo, escrito para uma publicação italiana, que o empresário havia sido enquadrado como contrabandista na Lei de Segurança Nacional. O uso da expressão “contrabandista” motivou a ação por alegada “ofensa” à memória do empresário.

Lúcio Flávio Pinto recorreu (e ainda recorre) da sentença. Ele não levou o prêmio na categoria individual, vencida pelo ativista da causa negra Abdias do Nascimento, mas, ontem como hoje, a história dele é uma sucessão de batalhas.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Ação coletiva, Manifestos de Solidariedade

Uma resposta para “Lúcio Flávio Pinto e a defesa do direito à informação

  1. Marly Silva

    Parabens a todos e todas que participaram na produção deste documentário , na iniciativa para indicação ao Prêmio e que o veicularam pelas redes de comunicação .
    Que velham novos documentaristas , novas iniciativas, novas ações, novas produções ! Já pensou 19 videos de arte-contestação , projetados pelas paredes dos Palacios das INJUSTIÇAS !
    Quanto gente injustiçada neste Pará afora não teria as suas historias para contar ?
    Valeu , gente , e vamo que vamo !
    Marly Silva – ativista da campanha somostodoslucioflaviopinto

Manifeste solidariedade

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s